Páginas

sábado, 28 de abril de 2012

Corrimento vaginal é um mau que pode ser evitado

Uma das maiores causas de reclamações das mulheres nos consultórios ginecológicos são os corrimentos vaginais, que na maioria das vezes poderia ser evitado com medidas simples no dia a dia. O uso de roupas apertadas ou tecidos sintéticos impedem a ventilação da região genital, levando a fermentação do muco, situação que favorece a instalação de fungos e bactérias.
O corrimento vaginal é causado pela inflamação dos tecidos da vagina, que passam a produzir uma secreção anormal, com sintomas como o surgimento de muco (esbranquiçado ou amarelado), odores, dor, prurido e coceira. Existem vários tipos de corrimento, provenientes da infecção por cândida, por Trichomonas vaginalis, bacteriana, herpética, pólipos, cervicais, câncer ou sífilis.
É muito importante para a mulher fazer a prevenção correta através da higiene das partes íntimas. Durante o banho, deve-se usar sabonete neutro na região da vagina, não esfregar forte e usar sempre papel higiênico macio. Também deve-se evitar usar roupas justas ou tecidos sintéticos. Dormir sem calcinha e sempre usar camisinha nas relações sexuais ajudam. Fique atenta com o surgimento de corrimentos. Caso apareça, procure um médico para tratar.

Estudo revela que mulheres jovens preferem depilação total ou parcial



Pesquisa feita com 2,5 mil mulheres americanas, revela que, quando o assunto é depilação, 87% das garotas de 18 a 24 anos preferem a remoção total ou parcial de pelos pubianos. A pesquisa foi realizada pela Universidade de Indiana, em parceria com o Instituto Kinsey para Estudos sobre Sexo, Gênero e Reprodução. A mesma opinião não é compartilhada pelas “cinquentonas”.

Se a depilação total já era uma polêmica entre médicos e mulheres, o resultado apimentou ainda mais as discussões. As mulheres consultadas também revelaram que são mais confiantes e seguras em relação ao seu corpo do que aquelas que não costumam encarar o processo de depilação total.
O estudo revela que as “peladas” tem maior satisfação sexual do que as “cabeludas”. No grupo com mais de 50 anos, 51% revelou não ter arrancado um só fio nos últimos 30 dias.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Consumo de Vitamina A dificulta o surgimento da temida acne


O consumo de vitamina A, também chamada de retinol, através da alimentação, pode ajudar a evitar o surgimento da acne, pesadelo para qualquer pessoa preocupada com a saúde da pele. A vitamina A tem ação antioxidante e auxilia na restauração das lesões na pele.

As glândulas sebáceas produzem gorduras, e os poros as drenam para a superfície da pele, formando os cravos e as espinhas. Nutrientes como a vitamina A dificultam que os poros fiquem entupidos, pois balanceia a produção de secreções das glândulas sebáceas. Os principais alimentos que contém a vitamina A são abacate, brócolis, cenoura, espinafre e outros legumes verdes, que podem ser encontrados facilmente no dia a dia.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Hidratação é arma contra pedras nos rins



Beber água, comer frutas cítricas e não abusar das bebidas alcoólicas pode previnir o surgimento do cálculo renal, popularmente conhecido como pedras nos rins. O homem expele sais de cálcio, ácido úrico e outra substâncias pela urina. A urina fica saturada em algumas condições, formando cristais. O acumulo desses cristais forma as pedras nos rins. Quando o cálculo renal é formado e obstrui a passagem da urina, provoca uma dor aguda, que é o principal sintoma. O urologista Alcides Mosconi explica que 12% da população apresenta cálculo renal. Em 80% dos casos, as pedras são expelidas naturalmente. Os demais pacientes apresentam fortes dores e outros problemas, como infecções que precisam ser tratadas com medicamentos e procedimentos cirúrgicos.

Uma pedra nos rins leva anos para ser formada, mas nunca é demais prevenir e a principal arma contra as pedra nos rins é a ingestão frequente de líquidos, principalmente de água. O chá de quebra-pedra é um mito, o que expele a pedra é a água. Outra arma são as frutas cítricas, que contêm uma substância que inibe a formação de cálculos.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

No verão, os olhos necessitam de cuidados especiais


No verão, estação mais quente do ano, é recomendável mais atenção e cuidados especiais com a saúde, principalmente com os olhos. Ficar exposto por muito tempo à luz solar, água do mar e piscinas pode prejudicar a saúde ocular e, também, causar alergias.

De acordo com a oftalmologista Stefânia Danca, os raios ultravioletas, transmitidos pelo sol, podem causar danos à visão, pois queimam tanto a parte externa quanto a interna. "A melhor maneira de proteger os olhos do sol é usando óculos escuros e chapéus", disse ela.

As principais reações alérgicas, como irritação ou vermelhidão, são causadas pelo excesso de cloro presente na água das piscinas, do contato com filtros solares, hidratantes e cremes pós-sol. Stefânia explica que o cloro presente na água seca as lágrimas, deixando as pálpebras ressecadas e o sal do mar irrita os olhos. Para amenizar esse problema, é importante levar bem o rosto logo que sair do mar ou da piscina.

O colírio lubrificante ou "lágrima artificial" é recomendado para alergias leves, os demais colírios não devem ser adquiridos sem prescrição médica. Se a irritação persistir o médico deve ser consultado.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Escolaridade é vinculada a interesse por teste preventivo de HIV

Estudo realizado com base nos dados do CTR (Centro de Referência e Treinamento) em DST/Aids, na capital paulista, aponta que as pessoas com nível superior de ensino são as que mais procuram testes gratuitos de HIV, vírus causador da Aids, na rede pública.

Em 2011, 5,6 mil pessoas realizaram exames no CTR. Delas, 45,9% declararam ter estudado 12 anos ou mais, com ensino superior completo. Outros 37% estudaram de oito a 11 anos. Apenas 6,9% dos que fizeram o exame estudaram por sete anos ou menos. O restante não soube informar por quanto tempo estudou.
Maria Filomena Cernicchiaro, gerente de Assistência do CRT, relata que traçar o perfil do público que busca o teste de HIV é fundamental para que o centro possa aperfeiçoar seu trabalho de abordagem, especialmente do público com baixo nível de escolaridade.

Médicos recomendam medir pressão arterial nos dois braços



Medir a pressão arterial dos braços esquerdo e direito do paciente deveria ser pratica comum dos médicos e enfermeiros para evitar risco de morte por doença cardíaca, como o infarto. É o que aponta uma revisão de 28 estudos publicados na versão online da revista The Lancet. A diferença de 15 mmHg (milímetro de mercúrio) da pressão sistólica dos braços representa um risco de 70% maior de morte cardíaca.
A pressão arterial é representada por dois valores denominados por sistólica, que é a mais alta e a diastólica, que é a menor. No caso de valores normais, iguais a 12 (sistólica) por 8 (diastólica), a diferença de 15mmHg significaria 13,5 por 8.
Essa diferença pode indicar um grande risco de doença vascular periférica, que é o endurecimento ou afunilamento das artérias das pernas e dos pés ou risco de doença cardiovascular cerebral, que pode causar demência.

No Brasil, as diretrizes de hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda medir a pressão nos dois braços na primeira consulta, desde 2010. Mas não é o que acontece nos consultórios.

Variação do clima causa danos à saúde

Um estudo realizado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP aponta que as variações climáticas, principalmente no inverno, têm influência sobre a saúde humana e favorece o desenvolvimento de certas doenças.

A geógrafa Isabel Barbosa dos Anjos, autora do estudo, utilizou a cidade de Maringá, no Paraná, como exemplo para seu estudo. Foram analisadas as internações por doenças respiratórias durante o período de 2000 a 2007. A pesquisadora percebeu que as massas de ar frias encontram o organismo despreparado e causa choque térmico, favorecendo o desenvolvimento de doenças.

“No inverno as temperaturas não são constantes, ou seja, não está frio o tempo todo, aumentando a intensidade desse choque. Ocorre também a diminuição da umidade relativa do ar, que nesse período pode ser encontrada inferior a 40%, causando o ressecamento das mucosas das vias aéreas respiratórias. E esse processo facilita o ataque por vírus e bactérias presentes no ar”, explicou Isabel. Isso acontece especialmente no inverno, que registrou quase o dobro de casos de internações em comparação ao verão.

No período analisado, foram registrados 18.339 casos de internações e 736 óbitos em decorrência de doenças respiratórias. O fato que chamou a atenção é dessas doenças não serem socioeconômicas, não atinge apenas a população pobre. Atingem principalmente crianças de até nove anos e idosos acima de 60. Nas áreas mais populosas o contágio é facilitado, sendo as maiores zonas de risco. A maioria dos casos foi por influenza (gripes) e pneumonias, responsáveis por 59% dessas internações.

Adolescente desenvolve nanopartícula que pode ajudar a combater o câncer



A adolescente Angela Zhang, 17, que é filha de chineses e nasceu na califórnia, EUA, desenvolveu um projeto com nanopartículas que podem ajudar no tratamento de diversos tipos de câncer. No ano passado ganhou um prêmio na categoria individual do Siemens Competition Math, Science & Techonology, no valor de US$ 100 mil.

Angela conseguiu desenvolver uma nanopartícula, com vários remédios que combatem o câncer, e pode ser enviada ao centro do tumor através de uma droga à base de salinomicina, também usada para combate ao câncer. A substância encontra os tumores dentro do organismo e, por isso, é um ótimo meio para transportar a nanopartícula. Após atingir seu alvo, ela mata as células-tronco do câncer sem agredir o organismo. A nanopartícula contém também substâncias que permitem monitorar o tratamento através de exames de imagem por contraste como ressonância magnética e varredura foto-acústica (uma espécie de ultrassonografia). O estudo foi testado em ratos e acabou quase que completamente com os tumores. As informações são do portal de notícias R7.com.

Protetor bocal é essencial para atletas


                             Cristiano Ronaldo usa protetor bocal durante jogos

As atividades físicas que possibilitam quedas, contatos físicos bruscos ou choques com objetos voadores, como futebol, basquetebol, beisebol, rugby, hóquei, skates, ou qualquer atividade que possa produzir ferimentos na área da boca é necessário o uso do protetor bucal. O protetor é um aparelho de plástico flexível ou material laminado que encaixa nos dentes e evita ferimentos na boca ou nos dentes.

A ADA (Associação Americana de Odontologia) calcula que um terço de todos os traumatismos bucais estão relacionados com práticas desportivas. Um estudo realizado entre atletas do ensino médio revelou que 75% dos traumatismos ocorreram quando o protetor bucal não estava sendo usado e 40% durante jogos de beisebol e basquetebol.

De acordo com o artigo da Colgate-Palmolive todos os atletas, crianças ou adultos, devem fazer o uso do protetor bocal e deve consultar o dentista para obter o protetor correto. 

Trocar o refrigerante por água emagrece e faz bem a saúde



Um conselho bem comum quando uma pessoa começa uma dieta é trocar os refrigerantes açucarados por água ou outras bebidas com menos calorias. Um estudo recente comprova que essa troca realmente ajuda a perder alguns quilos.
A pesquisadora principal, Deborah Tate, da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill (EUA), disse que uma perda de peso de 5% é suficiente para que sejam observados benefícios à saúde, como a redução da pressão arterial. Quando uma pessoa precisa perder peso é necessário revisar a dieta e adaptá-la de forma mais saudável. A troca de bebidas doces por opções sem açúcar é uma alternativa fácil e prática.
O estudo foi acompanhou adultos que eram significativamente obesos, e estavam ingerindo pelo menos 280 calorias em forma de líquidos (excluindo leite) todos os dias. Embora o grupo que trocou o refrigerante com açúcar pelo diet tenha emagrecido, em média, tanto quanto o que substituiu a bebida açucarada por água, este último apresentou reduções significativas da pressão arterial – bem maiores do que o grupo do refrigerante diet.